Equipe GC Team. Foto: Naize Santana / ANF.

Projeto de arte marcial promove mais qualidade de vida para jovens de Rio Doce

Reportagem para o jornal A Voz da Favela de novembro de 2019

 

Em Rio Doce, na periferia de Olinda, um projeto beneficia a população local por meio da arte marcial do Jiu-Jitsu, com foco na auto defesa e ataque. Praticante há seis anos da modalidade, o olindense Henrique Mafra Santana, 34 anos, criou, em sua residência, o espaço GC Team com o objetivo de ocupar a mente dos jovens e possibilitar um estilo de vida mais saudável.

Protestante, o idealizador do projeto afirma que é possível juntar artes marciais orientais e a fé cristã. A sigla GC significa “Guerreiros de Cristo”. “O importante é mostrar que o Jiu-Jitsu salva e muda vidas, aumenta sua autoconfiança, prepara e ocupa o tempo e te faz aprender um estilo de vida muito bom”, afirma Henrique.

Equipe GC Team. Foto: Naize Santana / ANF.

Um dos alunos do projeto, Guilherme Guimarães, 19, afirma que já treinou outras artes, mas investiu no Jiu-Jitsu. “Eu sou apaixonado por artes marciais, já treinei outras artes, mas o Jiu-Jitsu foi o que eu mais gostei”, conta. Ele treina há um ano e já sente os benefícios da prática esportiva. “Comecei a ter uma vida mais saudável, criei novos amigos e isso tem me ajudado bastante na saúde física e psicológica”, finaliza.

Outro aluno do projeto, Rogério Juvenal, de 17 anos, resolveu fazer as aulas de Jiu-Jitsu para melhorar o condicionamento físico e conhecer novas pessoas. “Descobri que quando estou treinando esqueço os estresses diários. Eu tinha cansaço e, de alguma forma, esse cansaço diminuiu depois que entrei no Jiu-Jitsu”, observa o adolescente.

Atualmente, o projeto possui cerca de 30 alunos a partir dos sete anos. As aulas são gratuitas e acontecem três vezes por semana. O espaço GC Team fica na Rua Sessenta e Sete, n° 100, na 5ª etapa de Rio Doce, em Olinda. Para mais informações, entrar em contato por meio do telefone (81) 99187-0216.