Representatividade. Esse é um tema cada vez mais presente na nossa sociedade. O Natal também é uma ótima oportunidade para falarmos sobre isso. Esse ano, o Madureira Shopping, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, lançou a campanha “Natal de Todas as Cores” em comemoração aos 30 anos do centro comercial. O bairro que dá nome ao shopping é reduto da cultura negra na cidade e ganhou um Papai Noel Negro. E ele está fazendo sucesso não somente entre as crianças, mas, também com os adultos.
Aylton Lafaiete Obama Noel, como prefere ser chamado, é o bom velhinho da representatividade. Ele nos contou que se sente muito feliz com tudo isso e que se emociona todos os dias ao chegar em casa e ler, uma a uma, as cartas que recebe das crianças. Relata, também, que recebe muitas visitas diariamente de crianças especiais com autismo ou com deficiência, pessoas que vêm de outros estados para conhecê-lo e até de animais de estimação.
Algumas crianças chegam a comentar que tem a cor da pele igual à do Papai Noel e isso as faz se sentir mais à vontade. “As pessoas se sentem representadas e eu acredito que esse trabalho não vai parar. Outras formas de representatividade vão surgir!”, desabafa ele, emocionado, e completa dizendo que seu maior desejo é ter mais pessoas visitando-o, independentemente da cor da pele ou classe social, porque esse é o Natal da diversidade.
O Brasil tem a maior parte da sua população composta por negros e, mesmo assim, é um país atrasados quando o assunto é representatividade. De acordo com dados da empresa que administra o Madureira, o primeiro Papai Noel Negro de um Shopping surgiu em São José dos Campos, no estado de São Paulo, em 2017. Além da cidade do Rio de janeiro, a administradora, que é responsável por shoppings em várias capitais do brasil, informou que Papai Noel negro é representatividade em 2019 também em um mall de Salvador.
Que a representatividade seja mais forte e se faça presente em outras áreas da nossa sociedade em 2020.