Sobre a disseminação de outros olhares sobre a favela e as pessoas que moram nela

Reportagem para o jornal A Voz da Favela de dezembro de 2019

 

Não é novidade que as redes sociais fazem parte de nosso cotidiano seja para nos comunicar com amigos ou familiares e grupos de trabalho. As redes sociais também desempenham diversas funções do dia a dia nas favelas do Brasil. O uso desses aplicativos para abrir um negócio, na venda de produtos e em serviços vem crescendo nos últimos anos. Essas ferramentas ainda estão sendo largamente utilizadas para fortalecer a comunicação popular dentro das comunidades periféricas.

No Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, um grupo de jovens teve a ideia de criar uma página de Facebook e Instagram para facilitar a comunicação entre os moradores da comunidade. A página “Jenipapo em Foco” tem um papel importante para denunciar os problemas da favela e também fortalecer o sentimento de pertencimento entre os residentes do local.  Segundo Lucas Leandro, um dos criadores da página, o objetivo do Jenipapo em Foco é fazer cobranças por melhorias para comunidade. “Quero que o Jenipapo tenha o seu lugarzinho, onde as crianças possam brincar, fazer curso, praticar esportes. Essa é a minha maior missão a frente do Jenipapo em Foco”.

Equipe do Jenipapo em Foco. Foto: Wanderson Freire / ANF.

A página foi criada em 2014 e, hoje, conta com 11 colaboradores, incluindo um estudante de Jornalismo, uma assistente social e uma pedagoga. Os demais cuidam da página e também trabalham para colocar outros projetos em prática. Um deles é o “Prata da Casa”, que produz vídeos que mostram um pouco da vida de um morador do bairro que se destaca em alguma atividade. Os registros são divulgados nas redes sociais do Jenipapo em Foco.

Entre os moradores que tiveram suas histórias contadas está Davi Teixeira, morador do Jenipapo que é artesão e cordelista; Caio Cesar, paratleta, e o goleiro profissional; Gleibson, que jogou no Náutico Capibaribe, no Salgueiro de Pernambuco e no Ferroviário do Ceará. Ações beneficentes também estão na pauta do Jenipapo em Foco. Os colaboradores chegaram a organizar um amistoso para arrecadar alimentos não perecíveis para as pessoas mais necessitadas do bairro – foram entregues 16 cestas básicas. No mês de Outubro, a equipe organizou a festa das crianças levando jogos e brincadeiras para a comunidade. Para além das redes sociais, o Jenipapo em Foco é uma rede de mobilização social que tem como proposta contribuir para a melhoria do seu entorno.