Metodologia é inovadora e foi criada por jovens arquitetos cariocas e pesquisadores
Rio de Janeiro – O Galpão Bela Maré recebe, no próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), o seminário “Território Inventivo da Maré: Teoria, conceitos e metodologias”, que propõe um diálogo e difusão dos resultados gerados a partir da sistematização dos 16 bairros que compõem o Complexo de mesmo nome, na Zona Norte da capital fluminense. O encontro encerra um ciclo de seminários realizado para apresentação da metodologia inovadora criada por jovens arquitetos cariocas e pesquisadores.
O programa Território Inventivo propõe ressignificar o papel da favela na cidade e diluir as fronteiras existentes. Seu foco é a construção de políticas urbanas, tendo como eixo central a cultura e a educação na perspectiva do paradigma das potências das favelas. O método implementado é sustentado a partir de quatro etapas baseadas em: reconhecimento das potências, mobilização social, formação e visibilização.
“Esse último seminário consolida o processo de sistematização, diálogo e disseminação dos conteúdos do projeto Território Inventivo da Maré, iniciado em 2014. Essa etapa do projeto consiste na produção de uma publicação virtual, uma série de vídeos que consigam organizar e difundir esta metodologia e seus resultados na perspectiva de contribuir para a construção de políticas urbanas para a cidade a partir dos territórios populares”, explica o arquiteto Lino Teixeira, um dos responsáveis a frente do estudo.
O Seminário, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – Cau/RJ, será no dia 20, no Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré. Próximo a Passarela 10 da Av.Brasil), a partir das 17h.
“Território Inventivo da Maré: Teoria, conceitos e metodologias”
Data: Quinta-feira, 20 de fevereiro
Horário: a partir das 17h.
Local: Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré (Próximo a Passarela 10 da Av.Brasil)