Mangueira representa Jesus Cristo como um jovem negro que morre diariamente em favelas do Rio de Janeiro | Foto: ANF

A Estação Primeira de Mangueira mais uma vez se credencia como uma das favoritas para vencer o carnaval carioca com mais uma pesada crítica que toca nas feridas da sociedade. O carnavalesco Leandro Vieira levou à passarela Professor Darcy Ribeiro, o enredo ‘A verdade vos fará livre’, trazendo um Jesus Cristo onipresente em situações drásticas como a morte de negros em favelas do Rio de Janeiro, vítimas de um racismo estrutural, e intolerância religiosa contra praticantes de religiões não cristãs, contrastando com o preceito do estado brasileiro que deveria ser laico. No entanto, o privilégio de professar a religiosidade, blindados da intolerância, ainda está com os católicos e evangélicos.

A Mangueira, com suas alegorias ‘gigantes’ nos carros alegóricos, fez um desfile literalmente povoado, como se trouxesse consigo uma nação em verde e rosa, insatisfeita com o que acontece no território ‘verde e amarelo’ e por isso clama e exige uma reflexão sobre Jesus e sua benevolência. Será que Jesus, concordaria com o que acontece diariamente? A apresentação não teve críticas políticas diretas, porém, nas entrelinhas… A tradicional agremiação do Morro da Mangueira, mais uma vez, marcou sua posição sociopolítica por meio de um cristianismo interpretado de uma maneira crua e real.

*Fotografias: Agência de Notícias da Favela | ANF – Em caso de uso, o crédito é obrigatório

Assista os bastidores com a equipe da ANF na Sapucaí

Rainha de bateria da Mangueira, @evelynbastosoficial vem vestida de Jesus, e dá um recado ao pessoal intolerante.#ANFnoCarnaval2020 #carnavalrj #comunicaçãocomunitária #vamosmudaromundo #ANF #carnaval2020#sapucaí #grupoespecial #evelynbastos #mangueira

Posted by ANF – Agência de Notícias das Favelas on Sunday, February 23, 2020

"Favela, pega a visãoNão tem futuro sem partilhaNem messias de arma na mãoFavela, pega a visãoEu faço fé na minha genteQue é semente do seu chão".Campeã do Carnaval do ano passado, Mangueira agita a arquibancada.

Posted by ANF – Agência de Notícias das Favelas on Sunday, February 23, 2020