Crédito: Arquivo pessoal

A Mestranda em História Regional e Produtora Cultural, Paula Amália Anias faz exposição do Álbum Iconográfico Amadia Claudino Anias, com abertura no 02/03/ 2020, a partir das 14h, no Recôncavo de Saúde, da Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Campus Santo Antônio de Jesus-BA.

A exposição fica disponível até dia 07/03, com entrada gratuita durante todo o dia.

Crédito: Arquivo pessoal

O álbum Iconográfico é uma homenagem à avó de Paula Anias, a senhora Amadia Claudino Anias, e traz a narrativa da figura da avó materna, esposa de Aureliano Marcelino Anias, mãe de 12 filhos, matriarca que na década de 50 já preconizava os benefícios do uso da banha de porco.

E a neta reflete: “além disso ela produzia a linguiça que meu avô comercializava, porém o que mais marcante nessa mulher é que ela tinha um espírito humano, todas as tardes de sexta-feira, ela reunia dezenas de crianças e distribuía torresmos com farinha, por que ela sabia que para muitas ali era a primeira refeição do dia.

Uma ode (homenagem) a minha avó Amadia”.

Crédito: Arquivo pessoal

Este é o quinto álbum de Paula Amalia Anias, que vem desenvolvendo essa metodologia de pesquisa e estudo no âmbito de fomentar a Historia e a Cultura da cidade de Sapeaçu como o objetivo da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e da formação de Identidade no território do Recôncavo.

Ela conta a história de personalidades e em 2020 fala da figura de dona Amadia Claudino Anias sobre a tradição e ofício de beneficiar a carne suína e seus derivados.

Segundo Paula, “na docência, sobretudo na realidade de escolas públicas de ensino fundamental e  médio, o professor se depara com a falta de estímulo dos alunos, em várias áreas do conhecimento, em especial nas disciplinas de Humanas como a História, que por séculos foi ensinada de forma tradicional e decorativa”.

Para suprir esta lacuna, a historiadora busca introduzir práticas educativas diferentes, que surgem da necessidade de motivar os alunos, bem como valorizar a cultura, tradições, ancestralidade e territorialidade, além de criar um olhar sensível para riquezas locais ainda não estudadas, catalogadas ou tombadas, que poderão futuramente transformarem-se em legados patrimoniais.

Há cerca de 12 anos, a Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia desenvolve os Projetos Estruturantes nas escolas da rede. Tais projetos buscam desenvolver no aluno o potencial de vários campos das artes, como música, dança, poesia, escultura, coral, pintura, teatro e álbum iconográfico patrimonial.

No âmbito do Colégio Eliel Martins, localizado no município de Sapeaçu-BA, no início de cada ano letivo é feita uma sensibilização com as turmas em um evento cultural, com a presença de artistas locais e alunos egressos para apresentação das propostas de trabalho dos Projetos Estruturantes a serem desenvolvidos durante o ano letivo, em especial o EPA.

Após esse evento é escolhida uma turma para desenvolver o projeto, bem como o tema a ser trabalhado, podendo este ser sugerido pela própria turma ou pela comunidade escolar.

Entre os anos de 2016 e 2019, o EPA realizou quatro projetos, resultando nos seguintes álbuns iconográficos: Labouro e a Guerra de Espadas: Tradição que não se apaga; Dona Nenzinha e o Beiju de Coco; Estrelar, a Máquina do Som e Mané do Bar e Literatura de Cordel.

Os 4 álbuns mencionados foram premiados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Além disso, “Labouro e a Guerra de Espadas: Tradição que não se apaga”, chamou atenção da Stink Films, empresa de cinema Norte-americana, que, baseada no álbum, criou o clipe Rastro do Pó, da banda Tagua Tagua.

Esse clipe estreou em junho de 2018 e  ganhou vários prêmios internacionais como o Ciclope, no México; o Kinsalesharkawards, na Irlanda, Camerimage Festival 2018, na Polônia e foi indicado para o Canne, em Berlim.

Ressalta-se que o Colégio Eliel Martins, bem como o nome dos alunos que participaram da produção do projeto são mencionados na ficha técnica do curta.

O álbum iconográfico patrimonial Dona Nenzinha e o beiju de coco atraiu atenção das mídias e foi aclamado pela crítica em 2017 como o melhor produzido na Bahia. O álbum trouxe a Sapeaçu no ano de 2018 a produção do programa Conexão Bahia, da TV Bahia, dando origem a um produto de que conta em poucos minutos sua trajetória de luta e a invenção do beiju a conselho de uma charuteira.

O terceiro álbum se refere a história de vida e o protagonismo de Benedito Almeida que conseguiu se transformar em um grande empresário no ramo no entretenimento.

Por fim, o último conta de forma lúdica a biografia e obra de Manoel Rodrigues Costa (Mané do Bar), um artista da Literatura de Cordel, todos esses álbuns acompanham uma maquete alusiva ao tema.2019 o álbum Mane do Bar e Literatura de Cordel ganhou reconhecimento como melhor álbum do território do Reconcaco, participou de várias feiras literárias como a FLICA, a FLESMAN (Amargosa), além do documentário com a TV Kirimurê.

Como idealizadora, Paula Anias acredita que a produção de álbuns iconográficos auxiliou os alunos na medida em que os despertou para cultura e para o pertencimento da identidade local, associadas à credibilidade em ver um trabalho, a priori, tão simplório, ganhar visibilidade nacional e internacional, ter participação em eventos acadêmicos e feiras literárias como a Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA).

Para a professora, “Sapeaçu, uma cidade pequena do recôncavo baiano, com menos de 20.000 mil habitantes, que faz limite territoriais com Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu, tem se inserido culturalmente e historicamente com a colaboração desse instrumento de resgate do nosso legado”.

Álbuns Iconográficos Patrimoniais desenvolvidos por alunos do Colégio Dr. Eliel da Silva Martins:

Labouro e a Guerra de Espadas: Tradição que não se apaga: produzido em 2016, o álbum trata da tradição da Guerra de Espadas no Recôncavo da Bahia, em especial na cidade de Sapeaçu, onde  é tratada como arte e cultura e não como prática marginal. Aborda a morte de um dos precussores dessa tradição, o Senhor Antonio Souza, conhecido como Labouro.

Do Nenzinha e o Beiju de Coco: produzido em 2017, trata da criação do Beiju de Coco, em 1976, na cidade de Sapeaçu, Recôncavo da Bahia, pelas mãos de Amalia Santana, apelidada de Dona Nenzinha.

Além de levar o aluno a se identificar com sua territorialidade e ancestralidade, este trabalho revelou a força, liderança e empoderamento feminino ainda nesse período ,que levaria a invenção dessa iguaria : O Beiju de Coco, que ate os dias de hoje gera renda e sustento de muitas famílias e a criação de várias cooperativas na produção do mesmo .Sendo este já mencionado será meu objeto de estudo

Estrelar, a Máquina do Som: realizado em 2018, o álbum conta em 25 fotografias a criação de um dos  seis melhores trios elétricos do Brasil, O “Estrelar “, pelo empresário Benedito Almeida, na cidade de Sapeaçu  e sua relação com o ramo do entretenimento e a cultura na Bahia.

Mané do bar e literatura de Cordel trata da vida e obra de Manoel Rodrigues Costa , artista , músico , produtor de cordel.

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Valdeck Almeida de Jesus
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista definido após várias tentativas em outros cursos, atua como free lancer, reconhecendo-se como tal há bastante tempo. Natural de Jequié-BA (1966), e escreve poesia desde os 12, sendo este o encontro com o mundo sem regras. Sua escrita tem como temática principal a denúncia: política, de gênero, de raça, de condição social, de preconceitos diversos: machismo, homofobia, racismo, misoginia. Coordena o movimento “Galinha pulando”, o qual pode ser visto no blog, no site e nas publicações impressas. Este movimento promove anualmente um concurso literário, aberto a escritores(as) do Brasil e do exterior. A poesia lhe trouxe o encantamento, mundos paralelos, as trocas, a autocrítica, a projeção de si e de outro(s), maior consciência de classe e de coletivo. Espera que as sementes plantadas se tornem árvores, florescendo e frutificando em solos assaz diversos. Possui 23 livros autorais e participa de 152 antologias. Tem textos publicados em espanhol, italiano, inglês, alemão, holandês e francês. Participa de vários coletivos da periferia de várias cidades, bem como de algumas academias culturais e literárias.