Imagem da internet

Quando pensávamos que nada podia piorar eis que vem a chibatada, ou melhor falando poderia ter rolado “cacetadas e até coronhadas” – do jeito que as coisas estão é de se esperar qualquer coisa! Recife, rua do Apólo, segunda de carnaval(24), tudo seguia como programado pela banda Janete saiu pra beber; até que um grupo de policiais parou pra observar os músicos tocando e animando o público que ali se encontrava presente.

Após serem tocadas as músicas Sangue de bairro, Monólogo ao pé do ouvido e Banditismo por uma questão de classe, aguçou-se a ira dos policiais. São músicas da banda Nação Zumbi, letras compostas pelo falecido vocalista da banda, Chico Science.

Letras que falam exatamente da truculência policial nas abordagens das comunidades, que relatam o quanto o povo negro e humilde sofre com o preconceito e tirania das autoridades.

Ao não gostarem do que ouviram, os policiais dirigiram-se à produção do evento e ameaçaram prender o vocalista por desacato à autoridade e injúria e mandaram que o evento fosse encerrado naquele instante.

E mais: formaram uma barreira entre o palco e o público, intimidando a todos.
Infelizmente esse não foi um caso isolado, outras bandas também foram censuradas e proibidas de tocar músicas da Banda Nação Zumbi.

Esse é Reflexo do retrocesso do governo do país, onde alguns não podem exercer sua liberdade de expressão. E se continuar nesta batida, a censura será pra todos logo.

O cantor e compositor Chico César fez um manifesto de solidariedade, em sua conta do Instagram, na quinta-feira (27) No manifesto, Chico diz: “Solidariedade à banda @janetesaiuparabeber censurada e proibida de tocar Chico Science em Pernambuco pela PM local. Abuso de autoridade!”

Imagem da internet

A cantora Zélia Duncan foi uma das que se manifestaram com a frase: “Vamos todos tocar Chico Science”.

O que devemos esperar mais? Infelizmente palavras ao vento, sem a mínima responsabilidade, alimentam a ignorância e o fanatismo que toma proporções inimagináveis, onde o que não condiz com o que acham que pode ser aceito, deve ser oprimido e combatido independentemente de quem sejam.

Ou todos dão as mãos e se unem ou a coisa irá piorar cada vez mais.