08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, mas muitas pessoas acham que o dia é comemorado por causa de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 25 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.

Não se pode negar que realmente o incidente foi um importante marco na trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas antes disso muita coisa importante aconteceu.

Organizações femininas de movimentos operários de diversos países da Europa e Estados Unidos desde o final do século 19 faziam greves, e protestavam pelos péssimos salários e desumanas jornadas de trabalho que sofriam no período da Revolução Industrial, assim como reivindicavam o fim do trabalho infantil.

É muita história pra contar e de fato devemos comemorar a data, entretanto o mais importante  é reconhecer o porque e para que a luta foi travada ao longo dos anos para que esse dia pudesse existir.

É importante parabenizar as mulheres sim, mas não devemos esquecer das meninas.

Crédito: Catarina Assis

As meninas devem aprender desde cedo que o dia existe e é comemorado porque movimentos feministas muito antes de suas avós nascerem, lutaram pela valorização do sexo feminino buscando mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

Crédito: Catarina Assis

Como as meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, é importante inseri-las nas comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher sendo homenageadas e sobretudo ensinadas a conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação e a igualdade.

 

 

Não se trata de ensinar a menina a ser melhor que o outro, é orienta-la para saber que ela tem voz, merece ser respeitada e tem direito as mesmas oportunidades que os homens.

Empodere uma menina e ela vai empoderar uma geração inteira.

Feliz dia das mulheres e meninas.