A partir desta quinta-feira (12), a nova tarifa dos ônibus de Salvador será de R$ 4,20. O reajuste de 20 centavos foi autorizado pela prefeitura, após garantia da continuidade da renovação da frota, com a chegada de 300 novos ônibus com ar-condicionado neste ano.
Com o aumento, Salvador passará a ter tarifa mais cara da Região Nordeste, ultrapassando a cidade de João Pessoa, na Paraíba, que tem a tarifa de R$ 4,15, seguida de Aracaju e Natal. Dentre as capitais do país, o aumento deixa Salvador na 4ª posição, depois de Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.
O aumento da tarifa já era esperado bem antes do Carnaval, mas entre idas e vindas, reuniões, ameaças de protestos, foi sendo adiado, até a autorização ser confirmada na manhã desta segunda-feira, 10/3, após reunião entre a gestão municipal, Ministério Público e empresários realizada no dia anterior.
Os empresários responsáveis pelo consórcio que administra as linhas de ônibus na capital baiana alegam que os valores estavam defasados e precisavam aumentar a tarifa. Por outro lado, os usuários reivindicam melhores condições nos serviços. Já a prefeitura exige que novos veículos, equipados com ar-condicionado sejam oferecidos à população.
Em 2019, eram pra ser entregues 50 novos veículos, mas o acordo não foi cumprido pela concessionária CSN. Com a nova negociação, o prazo de entrega dessa primeira parte dos novos veículos passou a ter prazo final em maio de 2020 e os outros 250 até setembro. Esse foi uma das causas de não ter tido reajuste da tarifa do ônibus em janeiro.
O aumento causou protesto de estudantes em Salvador na segunda-feira (9). Vários segmentos da sociedade já iniciaram mobilização para protestar nos próximos dias contra o aumento, entre eles movimento estudantil.