Salvador terá a tarifa de ônibus mais cara do Nordeste

A partir desta quinta-feira (12), a nova tarifa dos ônibus de Salvador será de R$ 4,20. O reajuste de 20 centavos foi autorizado pela prefeitura, após garantia da continuidade da renovação da frota, com a chegada de 300 novos ônibus com ar-condicionado neste ano.

Com o aumento, Salvador passará a ter tarifa mais cara da Região Nordeste, ultrapassando a cidade de João Pessoa, na Paraíba, que tem a tarifa de R$ 4,15, seguida de Aracaju e Natal. Dentre as capitais do país, o aumento deixa Salvador na 4ª posição, depois de Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.

Tarifa de ônibus em Salvador sofre reajuste
Tarifa de ônibus em Salvador sofre reajuste

O aumento da tarifa já era esperado bem antes do Carnaval, mas entre idas e vindas, reuniões, ameaças de protestos, foi sendo adiado, até a autorização ser confirmada na manhã desta segunda-feira, 10/3, após reunião entre a gestão municipal, Ministério Público e empresários realizada no dia anterior.

Os empresários responsáveis pelo consórcio que administra as linhas de ônibus na capital baiana alegam que os valores estavam defasados e precisavam aumentar a tarifa. Por outro lado, os usuários reivindicam melhores condições nos serviços. Já a prefeitura exige que novos veículos, equipados com ar-condicionado sejam oferecidos à população.

Em 2019, eram pra ser entregues 50 novos veículos, mas o acordo não foi cumprido pela concessionária CSN. Com a nova negociação, o prazo de entrega dessa primeira parte dos novos veículos passou a ter prazo final em maio de 2020 e os outros 250 até setembro. Esse foi uma das causas de não ter tido reajuste da tarifa do ônibus em janeiro.

O aumento causou protesto de estudantes em Salvador na segunda-feira (9). Vários segmentos da sociedade já iniciaram mobilização para protestar nos próximos dias contra o aumento, entre eles movimento estudantil.

Artigo anteriorColetivo de mulheres promove sarau solidário em Salvador
Próximo artigoMembros do comitê contra tortura deixam Damares falando sozinha
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.