As inscrições para o 18° Parlamento Internacional de Escritores, em homenagem à música, estão abertas até às 18hs do dia 26 de junho de 2020, pelo e-mail: gerenciaparlamento@gmail.com, através do qual os interessados pedem o formulário de inscrições e podem adquirir demais instruções. O evento acontece em Cartagena das Índias, de 16 a 22 de agosto de 2020.
Crédito: Parlamento Brasil. Escritores(as) do Brasil presentes na edição 2019 do Parlamento de Escritores: Valdecy Almeida, Jovina Souza, Rita Pinheiro, Seliane Cunha, Cacau Novaes e Valdeck Almeida
Quem desejar, pode requerer o formulário, também, ao poeta Valdeck Almeida de Jesus, através de poeta.baiano@gmail.com. Pessoas inscritas devem confirmar e pagar até o dia 10 de julho de 2020.

A convocatória é para escritores e escritoras de qualquer parte do mundo que queira participar como observadores ou que desejem apresentar trabalhos referentes ao tema central Música:

a) Origens, Deuses, Símbolos da Música

b) Instrumentos Musicais

c) Música Americana, Africana, Asiática, Europeia, Indígena

d) Música Tradicional de meu país

e) Compositores: Clássica e Tradicional

f) Música e Poesia

g) História de Grupos e Cantores
h) Concerto Poético 1 (inscrições para recital)
i) Concerto Poético 2 (inscrições para recital)
j) Apresentação de livro autoral
O XVIII Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia (em homenagem ao bicentenário da Batalha de Boyacá) e o VI Parlamento Jovem são organizados pela Associação de Escritores da Costa. Espera-se artistas da palavra colombianos e provenientes da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Peru, Suécia, Venezuela e outros lugares do mundo.
A programação inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegria, poesia e literatura. A participação pode ser como observador, apresentação de um livro próprio, leitura de poemas. Os selecionados pagam uma taxa de contribuição em pesos colombianos ou o equivalente em dólares.

Em contrapartida têm direito a hospedagem e alimentação incluídos durante todo o parlamento. Passagens de avião são por conta de cada escritor.Para maiores detalhes, entrar em contato com o Embaixador do Parlamento no Brasil: Valdeck Almeida de Jesus (pelo e-mail poeta.baiano@gmail.com).

O XVIII Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia atualmente tem delegados por toda a Colômbia e diversos países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo.

Declarado como de “Interesse Cultural” pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária do Caribe (CECAR), Instituição Tecnológica “Colégio Mayor de Bolívar”, Teatro Adolfo Mejía, assessoria da Cara de Cultura de Cartagena, Restaurante Las Indias Boutique Gormet, Casa Museo “Rafael Nuñez”, dentre outros.

Artigo anteriorCarolina Maria de Jesus: a origem
Próximo artigoDois casos do coronavírus confirmados em Pernambuco
Valdeck Almeida de Jesus
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista definido após várias tentativas em outros cursos, atua como free lancer, reconhecendo-se como tal há bastante tempo. Natural de Jequié-BA (1966), e escreve poesia desde os 12, sendo este o encontro com o mundo sem regras. Sua escrita tem como temática principal a denúncia: política, de gênero, de raça, de condição social, de preconceitos diversos: machismo, homofobia, racismo, misoginia. Coordena o movimento “Galinha pulando”, o qual pode ser visto no blog, no site e nas publicações impressas. Este movimento promove anualmente um concurso literário, aberto a escritores(as) do Brasil e do exterior. A poesia lhe trouxe o encantamento, mundos paralelos, as trocas, a autocrítica, a projeção de si e de outro(s), maior consciência de classe e de coletivo. Espera que as sementes plantadas se tornem árvores, florescendo e frutificando em solos assaz diversos. Possui 23 livros autorais e participa de 152 antologias. Tem textos publicados em espanhol, italiano, inglês, alemão, holandês e francês. Participa de vários coletivos da periferia de várias cidades, bem como de algumas academias culturais e literárias.