Documentário debate precarização do sistema público de saúde

Imagem: Divulgação Bombozila

Longa-metragem busca financiamento coletivo para ser lançado ainda em junho deste ano

Um problema que afeta a todos cuja solução é desejada por toda sociedade. Não é de hoje que eu o Sistema Público de Saúde do Brasil sofre precarização e, com ela, sofre também o povo. Para mostrar as condições do serviço público de saúde e a falta de atenção a que o povo se vê obrigado a se sujeitar foi produzido o documentário “Na fila do SUS”, um longa-metragem dirigido pela pesquisadora em Saúde Pública Ellen Francisco e produzido pela Bombozila. Agora, o longa se encontra em fase de campanha de financiamento colaborativo para ser disponibilizado gratuitamente em plataforma na internet.

Com previsão inicial de lançamento para junho de 2020, o filme busca retratar os ataques ao SUS em três diferentes frentes e estados. No Rio de Janeiro, a denúncia é sobre o desmonte da atenção básica e o impacto nas Clínicas da Família, que atendem milhões de usuários e em muitos casos é o único recurso de cuidado da população na cidade.

Já em São Paulo, o destaque do longa vai para a população em situação de rua e usuária de drogas como alvo de uma política de repressão, sobretudo diante da suspensão de políticas públicas de redução de danos, saúde mental e re-inclusão da população através de programas de emprego e moradia de governos passados.

O documentário aborda, ainda, o tema da saúde dos povos indígenas no contexto do avanço do agronegócio sobre áreas de preservação na Amazônia, e mostra como os conflitos pela terra vão agravando ainda mais a precariedade no acesso aos serviços de saúde por parte dessa população.

A produção destaca a estrutura do poder político que envolve planos de saúde privados, partidos, esquemas de corrupção e candidatos em campanha, pela visão de pesquisadores e professores acadêmicos que se dedicam a levantar dados sobre a saúde pública no país.

A diretora Ellen Francisco alerta sobre a necessidade de abordar as questões: “Precisamos urgentemente promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Essa é uma situação alarmante e as pessoas precisam tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas. O audiovisual é uma ferramenta importante para defender o direito à saúde porque estamos em um momento que doenças estão voltando, faltam leitos, medicamentos, é um cenário realmente complicado”.

Na Fila do SUS tem previsão de lançamento para o próximo mês de junho, disponibilizado gratuitamente na plataforma online Bombozila.com.

Link para doação https://apoie.bombozila.com/projeto/nafiladosus/