Colaboradores da ANF- Agência de Notícias das Favelas e convidados fizeram da tarde do último sábado, 14, ser um momento ainda mais especial para a democratização da informação nas favelas, quando se reuniram para comemorar o primeiro ano da sede em Salvador, no Bairro da Paz, reafirmando o compromisso com a comunicação comunitária.
O público que chegava era recepcionado pela equipe e podia transitar pela sede ao som da música ambiente, tocada ao vivo pelo cantor Sidney Cardoso, artista e morador do Bairro da Paz. Além desse acolhimento sonoro, o espaço estava ornamentado com diversos produtos de artesanato produzidos pelas artesãs Agda Cardoso e Susane Silva e da exposição de livros pela equipe do projeto Educar- Espaço de Leitura, Mediação e Formação de Leitor.
Algumas bolsas da ANF também estavam a disposição do público, como uma exposição de alguns livros, exemplares do jornais A Voz da Favela, tudo pensando para criar um clima de aconchego para os convidados.
A abertura da celebração foi feita pela secretaria executiva em Salvador, Rose Vitório, agradecendo a presença dos colaboradores. Em seguida apresentou André Fernandes, fundador e diretor da Agência de Notícias da Favelas, que ressaltou a importância de do momento, mesmo na situação difícil que vive o país se faz necessário o trabalho desenvolvido pela ANF junto a democratização da informação, contribuindo para o fortalecimento das causas sociais nas favelas do Brasil.
As mensagens entusiasmadas e motivadoras foram presentes em todas as manifestações.
O momento ecumênico contou com a participação de Aline Cunha (Agente de Comunicação Comunitária formada pela ANF) representando os evangélicos, Albérico Barbosa (Psicologo e Coordenador do Centro Espirita Caminho da Paz e colaborador da ANF) e Sérgio Carvalho (escritor, produtor, ativista social, colaborador da ANF) representando as Religiões de Matriz Africana.
Ambos trouxeram a relevância do estado laico e o compromisso que cada cidadão precisa ter para contribuir com uma sociedade mais justa e harmoniosa, na manifestação da sua fé, respeitando a individualidade para o bem comum.
Os poetas Valdeck Almeida de Jesus e Valmir Santos trouxeram suas mensagens de reflexão para o público e com poesias criticas contribuíram com a parte cultural do evento, valorizando a favela e seus moradores.
Finalizando a programação, aconteceram devidos agradecimentos e admiração aos colaboradores e parceiros desta missão de mudar o mundo através da comunicação. Aos artistas, ativistas, membros da UAMA- União das Associações de Moradores de Alagoinhas- Ba, representante da Mídia Comunitária de Salvador, comunicadores sociais em geral.
Após a cerimônia, os convidados puderam partilhar de um lanche coletivo, ato que já é habitual em todos os encontros com os colaboradores da ANF, tanto em reuniões de pauta, quanto em momentos de celebrações. Um bolo comemorativo, alguns salgados, muita conversa e trocas de experiências fizeram parte do cardápio.
Viva a comunicação comunitária. Vamos mudar o mundo!