Telescópio será instalado na praça Niemeyer e comunidade poderá observar a Lua
Após o sucesso na comunidade do Santa Marta, o projeto Luneta na Laje chega à comunidade do Vidigal. A Fundação Planetário vai realizar uma noite de observação dos astros para os moradores em 28 de abril, a partir das 17h30. Um telescópio será montado na praça Niemeyer, na entrada do morro, e quem passar pelo local vai poder visualizar a Lua, além de esclarecer dúvidas com os astrônomos que vão orientar a atividade. E quem participar ainda poderá assistir o Ballet da Companhia de Dança Ser Alzira de Aleluia.
O projeto Luneta na Laje tem como objetivo promover a integração entre a população das comunidades com a Astronomia e ciências afins a partir da observação do céu e da interação com os astrônomos. Com a orientação da equipe da Fundação Planetário, a Lua em sua fase quarto crescente poderá ser observada pelo telescópio e as principais constelações visíveis no horário da atividade serão identificadas, bem como as estrelas que mais se destacam no céu.
Na primeira edição do Luneta na Laje, realizado na comunidade do Santa Marta, mais de 150 pessoas participaram da atividade. A expectativa para esta edição, que será realizada em um local de fácil acesso para a população, é de que ainda mais pessoas participem.
A proposta do projeto é levar o conhecimento da Astronomia para as demais comunidades pacificadas da cidade e despertar o interesse da população desses locais para temas ligados à ciência.