Atualmente há um movimento de incentivo ao estudo no tempo livre da quarentena como forma de ajudar as pessoas a ficarem em casa. É também uma prova de que é possível manter a recomendação de isolamento social para uma sociedade moderna que leva um estilo de vida agitada e está produzindo a todo momento. A quarentena é também uma oportunidade para muitas pessoas que não tem tempo no seu dia a dia de se dedicar a hobbys.
A cantora Anitta, por exemplo, está disponibilizando suas aulas de francês, treinos e culinária no Instagram durante a quarentena e cedendo espaço para professores divulgarem suas aulas. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também entrou no movimento e disponibilizou 55 cursos gratuitos com certificados.
É importante que façamos algo que nos distraia nessa quarentena e para muitas pessoas, estudar e treinar idiomas é uma atividade prazerosa. O interessante também é que você pode treinar idiomas tendo contato online com pessoas de diversas localidades e culturas, o que ameniza um pouco a solidão do isolamento social.
Então como continuidade da série “Sou universitário e pobre. E agora, José?” e como prometido no texto ”Dicas de cursos online gratuitos para dar um up no seu currículo”, trago aqui plataformas online para estudo de idiomas gratuitamente. Para acessar cursos de outras áreas você pode clicar no link acima da matéria citada.
Lingualeo e Duolingo
Duolinguo é o aplicativo mais conhecido no meio. Ele e o Lingualeo disponibilizam atividades e jogos para aprendizado de idiomas de forma divertida. O Lingualeo oferece apenas inglês, já o Duolingo: inglês, francês, alemão, italiano e esperanto.
Kultivi
Atualmente o site tem cursos dos idiomas inglês, espanhol e francês de vários níveis. A plataforma conta com material de apoio, questões para fixação e certificado no fim do curso, tudo de forma totalmente gratuita. O projeto também conta com um financiamento online onde você pode colaborar para que mais pessoas tenham acesso ao ensino.
Redes sociais
Existem diversos professores que disponibilizam aulas e dicas gratuitas em redes como Youtube, Facebook e InstaTV. Seguem alguns exemplos de canais no Youtube:
- Alemão: Playlist com aulas do canal O Alemão.
- Inglês: Canal “Cintia disse” que da dicas de inglês do básico ao avançado.
- Francês: “Os franceses tomam banho!” é um canal com aulas de uma nativa francesa que fala português.
- Libras: Playlist com aulas de libras do canal Visurdo.
Cursos de línguas indígenas e cultura amazônica.
A Universidade de São Paulo (USP) oferece curso online grátis para aprender Tupi antigo e a língua geral (Nheengatu), além de estudo sobre a cultura amazônica. Os cursos oferecem certificados.
Gostou das indicações? Recomende aos seus amigos que também querem aprender idiomas e os incentive a ficar em casa o máximo possível.