A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até 22 de maio, teve início hoje, 23, com a prioridade de imunizar idosos acima de 60 anos e profissionais da área de saúde.
O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha em um mês pelo combate ao novo coronavírus. Com isso, o governo pretende proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.
Em Salvador, as vacinas estão disponíveis em 143 postos de saúde, 14 supermercados e 12 pontos de drive-thru, para evitar a aglomeração de vulneráveis ao Coronavírus.
Vacinação no Rio de Janeiro
Na cidade do Rio de Janeiro e no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a campanha de vacinação contra gripe também começou nesta segunda-feira, 23. As duas prefeituras adotaram o sistema de drive-thru. Com isso, os idosos não precisam sair do carro para receber vacina, agentes de saúde vão até o veículo e aplicam a dose.
A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES) é que cerca de 6 milhões de pessoas sejam imunizadas, alcançando a cobertura de 90% do público-alvo. De acordo com a SES, profissionais de saúde também devem se vacinar nesta etapa da campanha.
A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
O drive-thru vai ser realizado em outros dois municípios, em postos do Detran adaptados para a campanha: Niterói e Nova Friburgo.
A SES informa que a vacina também estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Somente em 2020, o estado do Rio de Janeiro registrou 121 caos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 3 casos de H1N1, sem registro de óbito. A SES registrou em 2019 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 caos de H1N1, com 62 óbitos.