Velocidade do vírus faz OMS acionar o G-20

O etíope Tedros Adhanom, diretor da OMS, quer unir o G-20 na guerra à pandemia - Foto euronews.com

O Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde anunciou em entrevista em Londres na manhã de hoje, 23, que a pandemia do coronavírus está se acelerando muito rapidamente, citando número incontestáveis: “Foram necessários 67 dias desde o primeiro caso relatado para alcançar os primeiros 100.000 casos, 11 dias para os segundos 100.000 casos e apenas 4 dias para os terceiros 100.000 casos”.

O Fundo de Resposta à Solidariedade criado pela organização para financiar ações contra a pandemia arrecadou US$ 70 milhões em 10 dias e as maiores doações foram da Fifa e da rede social Tik Tok, com US$ 10 milhões cada. O serviço de dúvidas on line lançado também pela OMS teve 10 milhões de usuários em quatro dias, mas não é disponibilizado ainda em português.

O diretor geral da organização, Tedros Adhanom prometeu telefonar para os chefes de estado dos 20 países mais ricos do mundo, o G-20, para cobrar ações conjuntas e comprometimento efetivo dos governos com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, EPIs, em vias de esgotamento:

“Entre outras questões, pedirei que trabalhem juntos para aumentar a produção, evitar proibições de exportação e garantir a equidade da distribuição (de EPIs), com base na necessidade. Precisamos de unidade nos países do G20, que têm mais de 80% do PIB mundial”.