Secretário de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, anunciou na tarde desta segunda-feira, 23, que os alunos da rede estadual continuarão os estudos no mês que vem através de plataforma de Ensino à Distância (EAD).
A solução inicial foi antecipar o recesso escolar, que normalmente acontece no mês de julho, mas com o agravamento da crise, o governo tomou medidas mais severas para permitir a quarentena de, ao menos, maior parte da população, enquanto garante a continuidade dos serviços essenciais.
Assim, a Secretaria de Educação decidiu que a partir do próximo dia 30 a educação no estado entrará no processo de adaptação ao EAD. Em breve os diretores das escolas serão orientados em como será a aplicação. O professor manterá sua carga horária e as hora extra, quando assumir mais turmas. Por enquanto, também conseguirá manter sem perdas salariais os trabalhadores terceirizados: pessoal de merenda, auxiliar de limpeza e outros.
Quanto aos alunos que não possuem equipamentos ou acesso à internet, a Secretaria se compromete a disponibilizar material impresso. Já em relação aos alunos que recebem Bolsa Família, haverá um sistema de suporte – mas também não foram dados detalhes de como se fará essa distribuição.