Bairros nobres cariocas concentram contaminação na cidade

Barra da Tijuca tem mais casos de coronavírus - Foto pescadoresdapedradopontalrj

A cidade do Rio de Janeiro tinha até as seis da tarde de ontem, 24, 278 casos de coronavírus, em 49 bairros, de acordo com o Painel Rio Covid19, coordenado pela Secretaria de Saúde local. A Barra da Tijuca lidera com 42, seguida de Ipanema e Leblon, com 30 cada. Em todo o estado são 304 confirmados e seis mortes.

Apenas a capital estadual aumentou o número de 64 notificações de segunda para terça-feira passada. Morreram três infectados: duas mulheres, de 27 e 71 anos, e um  Rio Convidhomem de 74. Vinte e um casos não têm o bairro definido. A média etária de contaminados na cidade é de 44,5 anos.

Pelas informações do Painel Rio Covid19, 37% infectados vieram do exterior e 27% não saíram do país. Cinquenta por cento são mulheres e 43,2% homens. Dos 28 hospitalizados na rede municipal, 15 estão em UTIs.

A julgar pelos números da Secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, ainda não acontece de forma alarmante a contaminação comunitária incluindo favelas e periferias, e percebe-se alta concentração em bairros nobres das zonas Sul e Oeste, indicada também pela porcentagem de pessoas vindas do exterior.

As contagens da secretaria municipal difere da estadual, por fecharem o balanço em horários diferentes. A Secretaria Estadual divulgou 276 notificações, a SMS divulgou, até 18h, o número de 278.

Acompanhe a atualização do numero de casos registrados na cidade do Rio através do Painel Rio Covd-19:

#Rio – A prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Painel Rio Covid-19 para ampliar o acesso às informações diárias sobre os…

Posted by ANF – Agência de Notícias das Favelas on Sunday, March 22, 2020