Witzel não vai deixar Crivella reabrir comércio no Rio de Janeiro

O prefeito Marcelo Crivella anunciou em sua conta no Twitter na tarde de hoje, 25, a reabertura de determinados comércios a partir da próxima sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro. Na mensagem, estão lojas de material de construção, conveniências em postos de gasolina. “Mas vamos conscientizar a população de que não poderá haver aglomeração”.

No mesmo tom, o governador do estado, Wilson Witzel, vazou em seguida no blog do jornalista Ancelmo Góis, que não permitirá nenhuma reabertura de comércio, no que pode ser uma queda de braço paralela à briga de vários governadores com a presidência da república.

O anúncio do prefeito carioca vem no dia seguinte à fala do presidente Jair Bolsonaro na televisão desacreditando a pandemia de coronavírus. Outra provável consequência é a proposta do ministro da Educação Abraham Weintraub de reabrir as escolas públicas, apresentada também em rede social.

A rede pública do ensino fundamental é responsabilidade constitucional das prefeituras, portanto fora do alcance administrativo dos governadores e do Ministério de Educação. Mas a questão do coronavírus ultrapassa os aspecto meramente normativo do ensino público, situando-se na situação sanitária de todo o país.