A situação de quem mora nas ruas não é fácil. Sensação de insegurança, violência e desamparo social resume o sentimento daqueles que mais precisam de ajuda, principalmente, nessa crise sanitária que estamos vivenciando. Ficar em casa e se manter isolado na tentativa de prevenção de uma possível contaminação pelo novo coronavírus não é opção para essas pessoas.
Sem ter onde se abrigar, fazer refeições e manter a higiene diária se torna uma tarefa difícil. Pensando nisso, no Recife um grupo de voluntário decidiu criar um projeto em prol dos que estão em situação de risco.
O Unificados Pela População em Situação de Rua é um coletivo que surgiu em 2016 com o intuito de agregar diversos grupos atuantes na luta pela defesa de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Assim, grupos se articulam de forma individual ou coletiva.
Segundo Rafael Araújo, um dos coordenadores do projeto social Samaritanos, que faz parte do coletivo, o objetivo é fortalecer esses grupos “pela necessidade de compartilhar experiências e conhecimentos de excedentes de donativos dos grupos envolvidos e apoio nas ações uns dos outros”, afirma.
Devido à pandemia foi desenvolvida a “#TodosPelaRua”, uma ação emergencial na tentativa de suprir algumas das necessidades mais urgentes de quem se encontra em situação de rua e não possui respaldo do governo nesse momento crítico.
Voluntários se uniram buscando arrecadações de produtos de higiene pessoal, alimentos e recursos financeiros para compra de materiais. O objetivo é fornecer banho e duas refeições diárias para essas pessoas.
Na manhã quarta-feira, 25, a ação teve início e contou com a distribuição de mais de 300 marmitas no Armazém do Campo, localizado no centro da cidade. Seguindo as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado, os voluntários estão utilizando equipamentos de proteção e coordenando os moradores de rua para não haver aglomerações.
Quem tiver interesse em se voluntariar ou fazer doações pode entrar em contato através do Instagram @unificadospsr para saber mais sobre pontos de arrecadação.