A Assembléia Legislativa do Rio irá votar, nesta terça-feira (29), o projeto de resolução 660/2012 de autoria do deputado André Lazaroni que concede Medalha Tiradentes a Caio Ferraz.
Fundador da Casa da Paz de Vigário Geral, Antonio Carlos Ferraz é nascido na favela de Vigário Geral.
Caio Ferraz, como é conhecido, foi o primeiro sociólogo que conseguiu se formar na UFRJ em 1993, ano que aconteceu a chacina que abalou o mundo, quando vinte e um trabalhadores foram brutalmente assassinados por agentes do Estado na comunidade.
Em 1994, o sociólogo foi um dos principais personagens do livro Cidade Partida, escrito pelo jornalista Zuenir Ventura. Em 1995 foi ameaçado de morte, ao mesmo tempo em que ganhava quatro prêmios de Direitos Humanos: Prêmio Cidadania, concedido pelo Pensamento Nacional de Bases Empresáriais (PNBE); Prêmio Severo Gomes de Direitos Humanos, concedido pela Comissão Teotônio Vilela, da Universidade de São Paulo; Prêmio da Paz, concedido pela Universidade da Paz, de Brasília; Primeiro Prêmio Nacional de Direitos Humanos, concedido pela Presidência da República do Brasil(na época, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso).
Ativista de Direitos Humanos e filiado à Anistia Internacional, após várias ameaças, recebeu asilo oficial do governo dos EUA e foi considerado o primeiro exilado político após o fim da ditadura militar em 1985. Ao chegar nos Estados Unidos, fez em 1997 o Curso de Especialização em Planejamento Urbano pelo Massachusetts Institute of Technology(MIT), em Cambridge.
Hoje, após mais de quinze anos, Ferraz é além de escritor, poeta, palestrante internacional, empreendedor e construtor.”