Passo a passo para obter o auxílio emergencial do governo

O auxílio é liberado pela Caixa - Foto da internet

Esse auxilio anda gerando muitas dúvidas, como por exemplo, como faço pra receber o dinheiro? Se você é cadastrado no Bolsa Família ou do MEI tem direito ao benefício? Avulsos têm direito ao benefício? Vamos por partes:

O que é o Auxílio Emergencial?

É um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados.

Quem tem direito ao Auxílio Emergencial?

Maior de 18 anos, desempregado, sem emprego formal ativo, não seja titular de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal (exceto o Bolsa Família), pessoas cuja  renda familiar mensal seja de até meio salário-mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até 3 salários mínimos, pessoa que em 2018 não tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, microempreendedores individuais (MEI) e contribuinte individual do INSS. O auxílio será limitado a dois membros da mesma família. A mulher que sustentar o lar sozinha terá direito a R$ 1.200.

Como se cadastrar pra receber o benefício?

O banco lançou um aplicativo exclusivo no dia 7  para o pagamento do benefício. O valor será depositado em contas poupança digitais, transferível para qualquer conta bancária sem custos. Você se cadastra através do aplicativo da Caixa Econômica Federal. O governo estima que cerca de 54 milhões de pessoas terão direito a receber o auxílio. O Benefício começa a ser pago nessa Quarta Feira . O valor será pago por três meses prorrogáveis.