Como serviço essencial, especialmente em tempo de pandemia, farmácias e drogarias estão abertas como sempre, com a diferença de que agora têm de de estar atentas à segurança sanitária de clientes e funcionários.
Na farmácia visitada em Salvador, uma funcionária de máscara controlava o acesso de clientes à entrada para evitar aglomeração e orientava para observarem a distância de um metro da outra pessoa, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde.
No balcão da farmácia três atendentes, todos com máscaras, e uma fita que atravessava de um lado a outro, delimitando a distância mínima entre eles e os clientes, e a linha no chão marcando o limite máximo ao balcão. A isso se resumia o esquema de segurança da farmácia.
Mas o que deveria ser adotado? Sobre a segurança do usuário e do profissional, a Nota Informativa nº 1, do Ministério da Saúde “recomenda que as farmácias e dispensários evitem aglomerações e providenciem barreiras físicas definindo a distância entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários na fila, de no mínimo 2 metros para filas de pacientes sem máscaras ou 1 metro para aqueles com máscara”.
Também estabelece que, “em caso de pacientes com suspeita de Covid-19, devem ser atendidos em local isolado por profissional com equipamentos de proteção individual (EPI); disponibilizar os insumos, como sabão líquido, álcool em gel 70% e EPI, para o atendimento seguro e adequação, estando estes de fácil acesso”.
Vale ressaltar que, no ambiente farmacêutico “deve priorizar o atendimento de usuários idosos; gestantes; com sintoma respiratório; transplantados; diagnosticados com doenças autoimunes a exemplo de artrite reumatoide, psoríase, esclerose múltipla, doença de Crohn e outras”.
Por se tratar de um local de fluxo intenso de pessoas, cabe ainda ao farmacêutico, traçar estratégia de proteção da população e dos funcionários. E como já foi mencionado, o profissional da saúde deve atender usuário suspeito de coronavírus e encaminhar para a unidade de saúde especializada.
Espera-se, ainda, que o farmacêutico desenvolva a comunicação afetiva e confiável para todos os frequentadores da unidade farmacêutica. Além disso, necessita realizar o abastecimento de medicação e equipamentos de proteção individual.