Por ser mais pobre e sem infraestrutura básica, a América Latina é mais suscetível à pandemia - Foto locusbairrodapaz

O Conselho de Moradores do Bairro da Paz, em Salvador, promove o 1º Mutirão de Cadastro Social durante toda esta segunda-feira, 13, com uma equipe de 10 conselheiros envolvida no mutirão para auxiliar moradores da localidade na realização do cadastro no Auxílio Emergencial.

O atendimento é gratuito das 9 às 18 horas, e para evitar aglomerações os moradores serão divididos em pequenos grupos. Os que desejarem ajuda com a ação precisam comparecer ao local portando documentos pessoais e usando máscara, orientação do Ministério da Saúde para quem sai de casa, e que está sendo reforçada pelos conselheiros.

Muitos brasileiros têm direito ao auxílio emergencial do governo federal, inicialmente por três meses, mas para se habilitar é necessário fazer o cadastro. Quem não tem nenhum benefício social deve aguardar até cinco dias úteis para ter a confirmação do recebimento do auxílio.

Neste cenário de inúmeras dificuldades, para algumas pessoas mais pobres, o acesso a internet é um fator limitador para ser inserido no cadastro. Pensando em auxiliar essas pessoas, algumas instituições estão se mobilizando em mutirões para realizar os cadastros desses brasileiros.

O grupo atual de conselheiros do Conselho de Moradores do Bairro da Paz tem atuado bastante neste período de isolamento social na distribuição de cesta básica para famílias mais vulneráveis, oferecendo sopa semanalmente na sede do conselho e entregando peixes aos moradores. O mutirão social se inserte nestas atividades e nos próximos dias está programada a produção e distribuição de máscaras em uma parceria com instituições locais.