Estudantes do 7º e 9º ano do ensino fundamental que tenham entre 12 e 15 anos e cujas famílias tenham renda per capita de até dois salários mínimos poderão receber bolsa de estudos integral e participar de um programa para acompanhar e desenvolver suas habilidades até o final da faculdade. A iniciativa é do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que está com inscrições abertas para mais de 1300 bolsas para educação à distância e presencial para o ano letivo de 2021.
Para concorrer, é preciso acessar o site www.ismart.org.br e se inscrever até o dia 11 de junho. As bolsas para curso presencial são para colégios particulares, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São José dos Campos, Cotia e Sorocaba, em São Paulo. Alunos de todo o Brasil podem concorrer a programas de desenvolvimento e orientação profissional e acesso a uma plataforma de ensino à distância.
As oportunidades são para três diferentes projetos gratuitos:
O Ismart Online: destinado aos estudantes do 7º e do 9º ano e reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai além do espaço físico das salas de aula. O projeto oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação.
Para o Projeto Alicerce, o candidato deve estar matriculado no 7º ano do ensino fundamental e ter 12 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participarão de uma formação preparatória durante dois anos (durante o 8º e o 9º ano), no contraturno escolar, para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Ismart com bolsa integral.
O Projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e que tenham 14 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de orientação profissional, que os auxilia a ingressarem no ensino superior.
Fases da seleção
1ª FASE: candidato preenche o questionário com cadastro completo, e responde ao teste online, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática;
2ª FASE: os classificados na primeira etapa fazem a prova presencial, com questões de múltipla escolha de português, matemática e outras matérias para avaliar o potencial de aprendizagem;
3ª FASE: o candidato fará uma entrevista individual para reconhecer seu interesse na bolsa e avaliar a capacidade de superar desafios e as competências sócio-emocionais. Nesta etapa, os responsáveis também apresentam comprovação de renda;
4ª FASE: um profissional da Ismart fará uma visita domiciliar para conhecer o ambiente e a família do candidato, que deverá estar presente;
5ª FASE: a última etapa consiste em uma dinâmica de grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e socialização.
Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar o seu resultado, usando o login e a senha cadastrados no momento da inscrição.
Sobre o Ismart
Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.