Documento traz estatísticas e resumos de procedimentos e inquéritos instaurados

O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) divulgou relatório das atividades desempenhadas entre novembro de 2010 e dezembro de 2011 na defesa coletiva dos direitos dos cidadãos na Baixada Fluminense. O relatório do 1º Ofício da Tutela Coletiva traz estatísticas e informações sobre o andamento de procedimentos e inquéritos instaurados no período, divididos por temas. Dos procedimentos arquivados no período, 36,5% das questões trazidas pela sociedade foram resolvidas pelo MPF extrajudicialmente.

Com a divulgação do relatório, o MPF quer dar visibilidade e transparência a sua atuação na área de direitos dos cidadãos e que a sociedade colabore na eleição de prioridades, conferindo maior legitimidade à atuação e evitando o estabelecimento de prioridades de forma unilateral pelo procurador.

“A elaboração deste relatório visa justamente informar à população da Baixada Fluminense sobre tudo o que o MPF tem feito na defesa dos direitos dos seus cidadãos, e para nos permitir, dentro no enorme universo de direitos humanos violados a serem defendidos nesta região, o planejamento de nossa atuação para os próximos anos, elegendo temas prioritárias e estabelecendo metas, cuja implementação poderá ser verificada ano-a-ano. Esperamos que, com sua divulgação, a sociedade colabore, apontando temas prioritários e trazendo críticas e sugestões”  – disse o procurador da República Renato Machado, que atua no 1º Ofício da Tutela Coletiva no MPF em São João de Meriti.

O relatório está disponível na Internet na página da Procuradoria da República no Rio de Janeiro. Confira aqui o relatório completo

 Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal