Rede Covida no combate ao Covid-19

Imagem: Divulgação. Rede Covida

Após registro do primeiro caso do novo coronavírus na Bahia, em 6 de março, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento instituíram a Rede Covida, Ciência, Informação e Solidariedade, em Salvador. “É um projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia de Covid-19”.

A Rede é coordenada pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde, da Fiocruz, e Universidade Federal da Bahia, com apoio de instituições de pesquisas nacionais e internacionais.

A partir de recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, a Rede Covida busca disponibilizar dados confiáveis para o enfrentamento do novo coronavírus através de boletins, notas técnicas, relatórios de pesquisas, portais, webinar, redes sociais e outros canais de comunicação.

Na plataforma da Rede Covida, o cidadão encontra dados sobre a evolução de casos e óbitos dos estados em tempo real. A ferramenta virtual ainda faz o monitoramento e previsões por meio de evidências sobre situação da pandemia para os próximos dias no país.

“Fortalecimento de medidas de proteção aos idosos e pessoas com doenças crônicas; garantia de políticas públicas compensatórias e emergenciais de transferência de renda, uma vez que a maioria da população está em situação de distanciamento ou isolamento social”, também fazem parte dos estudos da Rede em questão.

Ela ainda propõe que as três esferas de governo devam “conscientizar a população a buscar o uso de serviços de saúde majoritariamente em situações de urgência e emergência, e garantir o acesso a serviços essenciais tais como: atendimento pré-natal, violência contra a mulher e tratamento de doenças crônicas infecciosas e não infecciosas”.

Outras informações através do site: https://painel.covid19br.org/