Governo prorroga medidas restritivas no Rio

Profissionais de saúde mostram mensagem pelo isolamento social - Foto Arquivo
Profissionais de saúde mostram mensagem pelo isolamento social - Foto Arquivo

O fluminense e o carioca vão estender as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19 até o próximo dia 11 de maio. É o que determinam decretos publicados pelo governador Wilson Witzel (PSC) no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (30/04). Já para o município, a prorrogação das medidas de proteção é até o dia 15 de maio.

Pelo decreto do governador, ficam mantidas medidas como o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e, ainda, a suspensão da realização de eventos esportivos, culturais, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado. Também segue suspenso o funcionamento de cinemas, teatros e afins. Academias, centros de lazer e esportivos e shoppings também devem permanecer fechados. A recomendação para que a população não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes segue válida para todo o estado.

Somente serviços essenciais – supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, hortifrutis, farmácias e lojas de conveniência – devem permanecer funcionando, mas é preciso seguir com todas as medidas de segurança para evitar aglomerações e manter o distanciamento entre as pessoas.

Em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos.

No município, as medidas foram estendidas até, pelo menos, até dia 15, conforme informou o prefeito da capital, Marcelo Crivella, em entrevista à TV Globo na manhã desta quinta-feira (30).