Wuhan, região chinesa onde foram detectados os primeiros casos de coronavírus, registrou nesta segunda-feira, 11, a primeira série de infecções por Covid-19 depois do fim do confinamento estrito imposto à população. São cinco novos casos confirmados, sendo todos moradores do mesmo conjunto residencial. Ontem foi anunciado o primeiro caso na cidade, que não tinha registros de infectados pela doença desde 3 de abril: um homem de 89 anos. A mulher dele também está entre os novos contaminados.
Todos os pacientes que agora desenvolveram a doença tinham sido classificados como assintomáticos, ou seja, haviam tido contato com o vírus, mas não apresentaram sinais clínicos da doença.
O número total de casos assintomáticos na China não é divulgado, mas as autoridades de saúde de Wuhan informaram que fizeram testes em parte da população e monitoram centenas de pacientes que estão nessa situação. Vale lembrar que os pacientes assintomáticos não estão inclusos no total de casos confirmados divulgados pelo país, que é atualmente de 82.918 – o número oficial de mortes pela Covid-19 é de 4.633.
A cidade de Wuhan afrouxou as medidas de isolamento social estrito que vigoraram por dois meses na região na última sexta-feira, 8. Isso porque o número de casos no país havia diminuído drasticamente em relação aos registrados até fevereiro.
(Com informações da Reuters)