Cidades com mortes na pandemia dobram em 40 dias em São Paulo

Imagem: Reprodução Internet.

O número de cidades com casos de óbitos por Covid-19 em São Paulo subiu 1.100% em 40 dias e já são 177 municípios com vítimas fatais da doença. No interior e litoral, foi registrado aumento acelerado de casos, chegando a 8.733, conforme alerta feito nesta terça-feira, 12, sobre a expansão crítica de infecções e mortes por coronavírus.

A rápida expansão do coronavírus nas regiões mais distantes da Grande São Paulo elevou o alerta das autoridades. Em um dos piores cenários, a contaminação deve atingir todos os 645 municípios paulistas até o final de maio, com um número de infectados em torno de 100 mil pessoas.

“Há duas semanas, nós trouxemos um alerta para o interior de que o crescimento estava se dando de forma muito acelerada. E hoje a realidade dispõe exatamente o que colocamos”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi. “O número de casos dobrou ao longo dos últimos 11 dias no interior do Estado. E são 177 as cidades que registram óbitos agora, 64% do território de São Paulo já têm casos de coronavírus”, acrescentou.

Na Região Metropolitana, o total de mortes subiu 63% entre os dias 30 de abril e 11 de maio, passando de 2.014 para 3.183. Nos demais municípios, o aumento de mortes no mesmo período chegou a 68%, passando de 361 para 526.