Greta Thunberg lidera campanha por Manaus, “coração da Amazônia”

A norueguesa Greta Thunberg apela pela Amazônia Foto BBC

Com mais de 17 mil pessoas infectadas, a capital da Amazonas está prestes a um colapso diante do árduo combate ao novo coronavírus. E para reforçar esse combate ganha uma forte aliada, a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, que fez um apelo internacional junto com mais 12 ativistas do clima.

O apelo de Greta foi feito através de uma carta e vídeo, e reforça o pedido de socorro que os gestores públicos amazonenses vêm fazendo regularmente diante da gravidade da situação na região. A atividade sugere que os países que já conseguiram controlar o avanço da pandemia possam contribuir frente ao cenário  apresentado segundo informações da secretaria de saúde local.

Um dos trechos da carta emitida pelos ativistas diz o seguinte: “As autoridades públicas do coração da Amazônia emitiram um pedido de socorro ao mundo, que não pode ser ignorado: os países que já recuperaram seus sistemas de saúde nessa crise, tenham misericórdia, e evitem a morte em massa das pessoas da Amazônia. Manaus pede por respiradores, equipamentos médicos, pessoal qualificado, voluntários”.