Registros de contaminação por Covid-19 na infância crescem muito no país

Crescem rapidamente registros de Covid19 infantil - Foto da internet

A quantidade de infectados na infância vem crescendo em proporções inesperadas em todo o país, mas as estatística sobre Pernambuco são impressionantes: crianças de 0 a 9 anos passaram de apenas um caso confirmado até 3 de abril para 234 casos no dia 17 de maio, um aumento de mais de 200 vezes. Embora este número possa ser reflexo de um aumento na coleta de amostras, uma vez que no início da pandemia só eram testados pacientes com quadros graves e profissionais de saúde, é, de toda maneira, um dado que demanda atenção especial no combate à pandemia.

No estado de São Paulo, onde registram-se os maiores índices de contaminação e mortes no país, até o dia 3 de abril eram 15 os casos de Covid-19 na faixa etária de 0 a 9 anos. Em maio, 755 crianças tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, um aumento de 50 vezes. Na capital paulista os casos nesta faixa etária subiram 39 vezes de março a este mês. No Rio de Janeiro o crescimento foi de cinco vezes.

A médica Denize Ornelas, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, assinala um aspecto importante: na rede hospitalar particular o paciente solicita o exame, mas na rede pública só são testados pacientes com síndrome respiratória aguda grave em estágio avançado.