O grafiteiro e tatuador Rodrigo Zerkowski – o GODRI – realiza entre os dias 13 de agosto e 6 de setembro a Oficina Janelas da Alma. Serão 16 aulas de grafite, estêncil e escultura destinadas a adolescentes de 14 a 17 anos moradores de espaços populares da região do Rio Comprido.
O projeto tem vários objetivos. O primeiro é iniciar esses jovens em técnicas de arte de rua e incentivá‐los a fazer intervenções desta natureza no bairro. Assim, eles contribuem com a revitalização da região, que durante anos foi depreciada pela atuação dos grupos armados vinculados ao varejo do tráfico de drogas e que hoje vive novas perspectivas com o processo de pacificação. Os adolescentes também têm a possibilidade de oferecer estes serviços para negócios locais e com isso podem criar pequenas fontes de renda. Por fim, os melhores resultados das oficinas serão apresentados junto aos trabalhos de GODRI em sua exposição A Janela da Alma, que integra o circuito paralelo ao Art Rio, em setembro.
As oficinas acontecem de segunda à quinta, das oito às doze horas, incluem café da manhã e almoço e são gratuitas. As aulas serão num galpão da Rua Itapiru, no Rio Comprido.
As inscrições para o processo seletivo vão de 16 a 29 de julho. As entrevistas acontecem na semana seguinte, de 30 de julho a 3 de agosto. O resultado será divulgado de 6 a 10 de agosto e as oficinas começam dia 13. Mais informações e inscrições pela página do facebook e pelo email oficinasgodri@gmail.com.
A Oficina Janela da Alma ainda precisa de mais recursos para funcionar a todo vapor. Por isso, é um projeto apoiado pelo site de crowndfunding (financiamento coletivo) www.benfeitoria.com.br/godri . O crowndfunding é uma espécie de “vaquinha”, onde aspessoas que colaboram para viabilizar o projeto recebem em troca recompensas especiais por isso. Confira o vídeo sobre o projeto em https://vimeo.com/45807880.