A Associação de Mulheres de Atitude e Compromisso Social – Amac Atitudes – em Duque de Caxias, na Baixada fluminense, está distribuindo cestas básicas e materiais de higiene para famílias em vulnerabilidade social. O projeto visa dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
Com o início da pandemia a ONG, localizada no bairro do São bento, em Caxias, percebeu a dificuldade que as pessoas da região estavam enfrentando para manter o sustento. Desde então, com a ajuda de parceiros, vem realizando doações para as famílias cadastradas. A fundadora, Nill Santos, conta que cerca de três mil famílias já foram beneficiadas com as doações.
A Amac vem transformando a vida de mulheres da região há alguns anos com rodas de conversa, palestras, aulas de artesanato e outras atividades que possam acolher e incluir socialmente as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica. O incentivo é para que elas se apoiem, compartilhem suas experiências, tenham acesso à informação, se capacitem profissionalmente e que possam empreender.
A instituição também presta serviços de assistência social e psicológica gratuita, além de realizar diversos projetos como o Amac do amanhã, que atende mais de 100 crianças e adolescentes com atividades culturais e aulas de reforço. As 80 famílias, as quais essas crianças pertencem, também são cadastradas e recebem ajuda.
Desde o início da pandemia do coronavírus as desigualdades sociais, que sempre foram presentes nas regiões mais pobres do estado, se tornaram ainda mais visíveis nesses locais. Muitas mulheres e homens chefes de famílias perderam seus empregos, e o auxílio do governo não tem chegado para todos. Os projetos solidários que ajudam as comunidades carentes são sempre muito necessários, mas em um período como o atual, eles se tornam ainda mais essenciais.
Para mais informações acesse a Amac nas redes: Site oficial: https://www.atitudeamac.org/ Instagram: https://www.instagram.com/amacatitudes/ Facebook: https://www.facebook.com/AmacAtitudes/