O prefeito carioca Marcelo Crivella suspendeu hoje, 20, as competições esportivas na cidade, mesmo com portões fechados, até a próxima quinta-feira, 25. A nova suspensão inclui as partidas do campeonato estadual de futebol, retomado nesta quinta, 18, com Bangu x Flamengo no Maracanã. A decisão é baseada na “necessidade de adequação de protocolos sanitários apresentados pelas federações esportivas ao protocolo sanitário municipal”.
O Vasco tinha jogo marcado para a tarde deste domingo (21), contra o Macaé, em São Januário. Fluminense e Botafogo entrariam em campo na segunda-feira, 22. ]estes clubes, no entanto, contestam judicialmente a tabela da federação estadual (Ferj), já que nem haviam voltado a treinar e são contrários ao retorno do futebol antes de julho.
O decreto de Crivella também prevê que “os centros de treinamento de futebol profissional estabelecidos no município serão inspecionados pelo órgão sanitário municipal antes do reinício das competições oficiais”. Ontem o Ministério Público do Rio de Janeiro encaminhou ofício à Ferj pedindo informações sobre o protocolo adotado antes da partida entre Bangu e Flamengo. O MPRJ diz ter sido informado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro que o Flamengo não cumpriu diretrizes do protocolo, ao não ter realizado a concentração do time 48 horas antes da partida.
O Ministério Público questionou a fiscalização feita pela federação e solicitou esclarecimentos. Também diz que é necessário dar transparência ao protocolo, divulgando o mesmo cinco dias úteis antes dos jogos, para não descumprir o estatuto do torcedor. A entidade o fez na véspera do jogo.