NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO POPULAR DE FAVELAS
É com enorme tristeza e indignação que eu, William de Oliveira, morador da Rocinha e Presidente do Movimento Popular de Favelas, declaro a todo o país sobre o que vem acontecendo nas comunidades do Brasil quando se trata de TV a cabo. Era o final de 1996 quando o empresário argentino Dante Quinterno decidiu levar adiante uma idéia inovadora: instalar uma TV a cabo na Rocinha, uma das maiores e mais populosas favelas do Mundo. Inovadora porque a TV Roc ia de encontro ao pensamento vigente de que favela é lugar de pobre e de que pobre não pode se dar ao luxo de ter TV a cabo.
Sempre pensei que a TV a cabo poderia ser direcionada a todos os públicos: as classes A e B, mas também as classes C, D e E". O desafio da Tv Roc de demonstrar que havia muitos consumidores em potencial dentro das classes econômicas mais baixas foi concretizado. Nós consumidores também queremos estar conectados ao mundo. Nós queremos saber mais sobre a diversidade de línguas e canais que existem no mundo. O mundo não termina nas esquinas da Rocinha.
A TV Roc e uma tentativa de "unir marketing e ações sociais", oferecendo a comunidade da favela informações que ela não poderia obter por meio da grande mídia, que está muito mais interessada em cobrir a violência e o tráfico de drogas.
Essa soma de marketing com ações sociais resultou em uma equação irresistível para a mídia nacional e internacional. Matérias sobre a TV Roc já foram veiculadas pelo jornal O Globo, pela BBC, pela revista Isto É e pela TV Cultura, entre outros. Alem disso a Tv Roc já recebeu em seus estúdios Artistas Consagrados e novatos, políticos de todos os poderes, candidatos a Vereador, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Governadores, Senadores, Presidentes da República, Empresários, Autoridade da Segurança Pública Nacional e Internacional. Acredito eu que nenhuma dessas pessoas falariam para uma Tv Pirata ou para uma central de pirataria como está sendo divulgado na grande mídia.
O marketing muito bem representado pela operação dos canais a cabo. A TV Roc obteve da Net Brasil um pacote que inclui canais como Cartoon Network, Discovery, Fox, entre outros canais e, da Net Rio, a licença para transmiti-los. Para ter acesso a essa programação diversificada, nós moradores da Rocinha pagamos uma assinatura mensal de R$ 35,00 bem abaixo do valor pago por uma família de classe média. Mais o que quase ninguém sabe e que a Net estava em um briga judicial com a Tv Roc, acredito eu que por isso ela está por detrás de tudo isso, mais como não temos provas fica elas por elas.
Hoje todos nós moradores e assinantes estamos sofrendo como todas as demais comunidades Brasileiras, por que a Net não nos vende seu sinal, porque somos favelados e não temos direitos, moramos em área de risco como eles e outras prestadoras de serviços de Tv a Cabo dizem.
Enquanto isso a polícia cumpre o papel dela, mais espero que tudo possa ser esclarecido o mais breve possível, para que todos nos moradores da Rocinha possamos ter nossos serviços estabelecidos normalmente, desejo também que a imagem da Tv Roc e de todos os seus funcionários seja revista pela mídia, porque não conheço quem seria o Bandido que faria um investimento de milhões irregular na porta da favela ou em um dois bairros mais caros da Zona Sul São Conrado.
William de Oliveira
Presidente Nacional do Movimento Popular de Favelas
Vice Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha
Vice Presidente da Federação das Associações de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Adjacências.
Diretor Juridico, Relaçoes Públicas e Assessor de Imprensa da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro
1º Secretario do Conselho Comunitário de Segurança Publica da ISP 23.