Crédito: Reprodução

Na manha desta terça-feira, 23, a prefeitura de Salvador anunciou os novos bairros inseridos nas medidas de restrição, com objetivo de conter o avanço da pandemia, principalmente na periferia da cidade.

Nos bairros Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande, Paripe, Federação, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz e Engenho Velho de Brotas, as medidas foram prorrogadas por mais sete dias, e no mesmo decreto foram inseridos os bairros de Imbui com 310 casos e São Cristóvão com 262 casos.

Máscara no queixo, isso quando ainda é possível ver alguma, aglomeração a todo instante, e não cumprimento das regras do distanciamento social, são algumas das justificativas para que as medidas restritivas sejam prorrogadas e estendidas na capital baiana.

Nos bairros com as medidas, fica suspensa a realização de qualquer atividade econômica, formal e informal, só sendo permitido o funcionamento de daquelas consideradas essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery, sem retirada no local, além de serviços de saúde.

Além disso, os bairros recebem ações de proteção à vida que consistem na distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são ofertados testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e Cras Itinerante.