O Instituto Carioca de Criminologia está promovendo um encontro com o Diretor-Executivo da LEAP (Law Enforcement Against Prohibition), Jack A. Cole, a se realizar no dia 21 de outubro, às 16 horas, em sua sede, à rua Aprazível, 85 – Santa Teresa, Rio de Janeiro. Será uma oportunidade de ouvir Cole e debater com ele, em mesa coordenada por Maria Lucia Karam.
A LEAP (www.leap.cc), criada em 16 de março de 2002, nos Estados Unidos da América, é uma organização não-governamental, formada por integrantes das forças policiais e da justiça criminal (na ativa e aposentados), de diversas partes do mundo, que falam claramente sobre a falência das atuais políticas de drogas, propondo a legalização da produção, do comércio e do consumo de todas as drogas e a conseqüente regulação racional de tais atividades.
Sua missão é reduzir as inúmeras e danosas conseqüências resultantes da guerra às drogas, diminuindo a incidência de mortes, doenças, crimes e dependência, através do fim do proibicionismo em matéria de drogas.
Seu Diretor-Executivo, Jack A. Cole, é policial aposentado com vinte e seis anos de carreira na New Jersey State Police, doze dos quais atuando como agente encoberto do departamento de narcóticos. Em suas inúmeras conferências e entrevistas, nos Estados Unidos da América e no exterior, Cole se vale de sua reveladora experiência para demonstrar que a danosa e injusta "guerra às drogas", impregnada de racismo, destrói vidas e incentiva a brutalidade e a corrupção do aparato policial.
Devido ao número reduzido de lugares no auditório, a participação tem que ser confirmada através do e-mail criminologia@icc-rio.org.br