Bairro da Paz, Salvador. Crédito: Paulo de Almeida Filho/ANF

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, SMS, até o dia 23 de junho, 25 bairros de Salvador tiveram testes rápidos, somando um total de 48.446. Destes 8.922 pessoas foram diagnosticadas com a doença, os testes iniciaram no dia 11 de maio.

Começando hoje, 25, e durante os próximos sete dias os testes serão realizados em São Cristóvão e Imbuí, locais que sofrerão com medidas restritivas pelo prazo inicial. São disponibilizados 150 testes diariamente.

Os testes estão acontecendo nos bairros de Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Federação, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz, São Marcos, Brotas e Engenho Velho de Brotas, onde as medidas estão em vigor.

Já foram realizados na Boca do Rio, Avenida Joana Angélica (Centro), Plataforma, Pituba, Lobato, Liberdade, Bonfim, Brotas, Cosme de Farias, Massaranduba, Uruguai, Periperi, Pernambués, Cabula, Itapuã, São Caetano, Sussuarana e Nova Sussuarana.

Os testes podem ser feitos através da coleta de sangue retirada do dedo ou de secreção, em pessoas que apresentem sintomas gripais. O paciente  recebe o resultado via mensagem de texto no celular. Se a pessoa confirmar positivo, a secretaria de saúde entra em contato para orientar quanto ao isolamento social.