Gandu, no interior da Bahia, registrou mais de 600 casos de Covid-19 em um mês

Vista aérea de Gandu - Divulgação

Gandu, na região do Baixo Sul da Bahia, tem como forte na sua economia a indústria, mas ultimamente as notícias vindas de lá não são nada animadoras: com 650 casos confirmados do coronavírus e 13 mortos, a cidade lidera a pandemia no estado, com alto índice de pessoas infectadas. Diante deste cenário, o Ministério Público recomendou que o município proíba as atividades não essenciais e já a partir de amanhã, 2, o lockdown será implantado na cidade.

Em abril, Gandu já tinha sofrido medidas restritivas por 15 dias, quando surgiram os primeiros casos, mas no mês seguinte diversas atividades não essenciais, inclusive vários setores do comércios, foram retomadas e em meados de junho o Ministério Público determinou novamente a suspensão das atividades.

Para a prefeitura, a fiscalização e a testagem favoreceram o aumento dos registros de casos pela identificação de mais pessoas. e também o período junino foi um fator importante pois houve grande número de pessoas visitando a cidade. Os comerciantes são os principais apoiadores da reabertura das atividades e pressionam a prefeitura para manter os estabelecimentos abertos.