Rio inicia terceira fase da flexibilização nesta quinta

Socializar na areia e banhos no mar ainda não estão permitidos na cidade do Rio. Foto da internet

A cidade do Rio de Janeiro entra hoje, 2, na primeira etapa da terceira fase, chamada de 3A da flexibilização social, com a reabertura de bares e restaurantes, além de atividades na areia da praia e nas academias. Os donos de bares e restaurantes deverão ficar atentos às regras, para que o funcionamento do seu comércio não seja barrado. O horário máximo para o funcionamento é 23 horas, as mesas devem ter dois metros de distância entre elas, tendo no espaço interno o limite de 50% do número total de mesas. Self-service e música ao vivo continuam proibidos.

Nas academias, não há limite ou redução do horário de funcionamento, mas é preciso agendar horário e o distanciamento deve ser de três metros por pessoa. Aulas de natação estão permitidas com hora marcada e aulas de luta e dança também, porém sem contato físico. Saunas, piscinas (exceto para aula de natação), kidsroom e spa estão proibidos, bem como equipamentos de difícil higienização.

Nas praias, são permitidos treinos funcionais individuais na areia, atividades físicas nos calçadões e esportes aquáticos individuais já autorizados em fases anteriores. Continua proibido socializar na areia ou utilizar cadeiras e barracas.

Além das regras próprias de cada um, os estabelecimentos quanto as atividades deverão respeitar as 10 “regras de ouro” estabelecidas pela prefeitura: higienizar as mãos, disponibilizar álcool 70%, sabão líquido e papel toalha, usar máscara, manter dois metros de distância entre as pessoas, manter ambientes arejados, providenciar EPIs para os funcionários, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, encaminhar ao médico o funcionário com sintomas, fazer a limpeza do ambiente a cada três horas e divulgar medidas de prevenção.