Indígenas querem retirada de 20 mil garimpeiros de suas terras

Indígenas sofrem forte ameaça de contágio por Covid-19 na Amazônia - Foto Mato Grosso Mais
A campanha “Fora Garimpo, Fora Covid” lançou um abaixo-assinado na internet para exigir ação do governo contra a invasão de terras indígenas na Amazônia por cerca de 20 mil garimpeiros. As entidades responsáveis pela iniciativa explicam a urgência da ação governamental:
“Precisamos urgentemente evitar que mais doenças se espalhem entre nós. Garimpeiros entram e saem de nossas terras em busca de ouro, sem nenhum controle. Eles circulam entre nossas comunidades sem nenhuma prevenção de saúde, é questão de tempo até que a Xawara (pandemia) do Coronavírus se espalhe entre nós. Estamos também preocupados com os Moxihatëtëa, grupos de indígenas em isolamento voluntário, que não sabem
nada das Xawara que os não indígenas trazem. É preciso impedir que essa invasão cause mais uma tragédia. Precisamos proteger a vida dos Yanomami e Ye’kwana!
O Fórum de Lideranças da Terra Indígena Yanomami já decidiu que queremos viver sem garimpo e com saúde. É preciso agir antes que seja tarde. Junte-se a nós para impedir que nossas famílias sejam contaminadas pelo Coronavírus exigindo que as autoridades do Ministério de Justiça e Ministério da Saúde tomem medidas urgentes em conjunto com outros órgãos do governo para uma ação coordenada e com devidas precauções técnicas sanitárias a fim de promover a desintrusão total dos garimpeiros que ainda estão em nossas terras.”
A campanha #ForaGarimpoForaCovid é uma iniciativa do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana e da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER), Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA).