De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo até o dia 3 de setembro, somente este ano, foram registrado 32 ocorrências de incêndios em favelas na capital paulistana. Nos últimos 4 anos as ocorrências chegaram ao número assustador de 540.

Com a profusão dessas tragédias, que parecem acontecer em São Paulo com uma frequência que não é vista em outros lugares do país e com o surgimento, após o incêndio, de novos empreendimentos imobiliários nos terrenos agora desocupados, um grupo de voluntários se uniu em prol da democratização da informação e da crítica à investigação da omissão do poder público (como o Programa de Segurança Contra Incêndios, cuja existência foi negada pelo Coordenador Geral da Defesa Civil do Estado de São Paulo durante reunião da CPI dos Incêndios em Favelas).

Tudo começou com a criação de uma planilha pública, por Patricia Cornils, que vem sido alimentada colaborativamente por vários voluntários com as informações acerca dos incêndios. Com o repasse dessas informações via twitter, os amigos Pedro Moraes e Arthur decidiram, também colaborativamente, cruzar as informações já contidas na planilha, com informações sobre valorização imobiliária em formato de App de livre uso e colaboração.

Interface do aplicativo

O aplicativo de interface simples e de fácil uso, reúne as informações dos incêndios nas favelas dos últimos 8 anos, assim como os pontos de valorização imobiliária.

É possível colaborar com as informações através da planilha de acesso público, onde os dados são importados automaticamente pelo aplicativo, em algumas horas.

Outras formas de colaborar são através da coleta de dados, de relatos de moradores, filmagens, programando (o código do software é aberto e está disponível no github) ou até mesmo dando ideias.

” Quanto mais olhos e cabeças e braços espalhados pela cidade puderem contribuir, melhor vai ser nosso entendimento da realidade.”
Patricia Cornils

Acesse aqui o site e colabore:

http://fogonobarraco.laboratorio.us/