Gratuidade foi imposta pela Anatel à OI por descumprimento do Plano de Telefonia fixa

Moradores de Belford Roxo já estão sendo beneficiados pela punição imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à operadora OI que determina que todos os orelhões da cidade façam ligações de graça para telefones fixos. Desde 24 de agosto, não são mais precisos cartões para usar os telefones públicos.

A empresa foi punida por não ter cumprido as metas fixadas no Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público e do número mínimo de orelhões. A Anatel constatou que a cidade era a única do Estado do Rio que não se enquadrava no critério de quatro orelhões por mil moradores. Além disso, a Oi não fez reparo e manutenção adequada nos aparelhos instalados.

Durante a semana, a equipe de O DIA visitou o Centro de Belford Roxo e os bairros de Vilar Novo, Areia Branca e Heliópolis para testar os orelhões. Foi constatado que os telefones públicos estão funcionando com ligações gratuitas para fixo local. Mas ainda assim alguns não estão operando da forma correta.

Na visita, 20 orelhões foram testados. Destes, quatro não funcionam e um está quebrado. Além disso, alguns aparelhos, mesmo funcionando corretamente, estão cobertos de poeira e de sujeira.
Também falta informação a moradores de Belford Roxo sobre a gratuidade nos orelhões, que vai até 31 de dezembro deste ano. Das pessoas abordadas, apenas uma sabia que os os telefones estão fazendo ligações gratuitas.

A dona de casa Severina Marcelino afirmou que já sabia da gratuidade. “Quando eu ia colocar o cartão, uma senhora me falou que a ligação está sendo feita de graça”.

A comerciante Sônia Maria, que não sabia da medida, a aprovou. “Não sabia da gratuidade. Não uso muito, mas agora vou usar mais”, disse.

Ricardo Corrêa, outro desinformado, resolveu aproveitar a vantagem imediatamente. “Não sabia. Deixa eu ligar. Acho excelente essa decisão da Anatel”, afirma.

Anatel admite ampliar a gratuidade

A Anatel informa que faz a vistoria da manutenção dos orelhões. A direção da Agência avsou que, se a Oi descumprir as metas de qualidade, a gratuidade pode ser prorrogado ou a empresa sofrer processo administrativo.

A Oi alegou que vem seguindo o cronograma de revitalização de seus orelhões, conforme compromisso firmado com a Anatel. A empresa informou que 100 novos aparelhos telefônicos serão instalados na cidade de Belford Roxo ao longo deste mês.

A operadora argumentou ainda que, de junho a agosto, foram inspecionados 1.678 orelhões, o que equivale a 89% do total instalado na cidade. A companhia promete trocar cerca de 250 mil de seus aparelhos até o fim deste ano e durante 2013.

Fonte: O Dia