Em anúncio feito ontem, 15, durante o lançamento do plano de flexibilização da cidade de Niterói, o prefeito Rodrigo Neves, afirmou que a cidade será a primeira do estado do Rio a testar a vacina do novo coronavírus. A escolha da cidade fluminense partiu da Fundação Oswaldo Cruz e os testes deverão começar a ser aplicados no próximo dia 20.
A vacina a ser aplicada será a do laboratório chinês Sinovac com parceria do Instituto Butantan, que está na terceira fase de testes. Em Niterói, ela será aplicado em um grupo restrito de profissionais da saúde. Segundo Rodrigo Neves é possível que até o fim do ano a vacina seja validada em todas as fases de teste. “Sendo aprovada, é bem provavél que a produção de massa da vacina já seja possível no primeiro semestre do ano que vem”, completou.
Como já publicado aqui, a terceira fase de testes da vacina foi autorizado pela Anvisa e será aplicada em até nove mil voluntários dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e do Distrito Federal.