Baleias jubarte dão show à parte no mar de Salvador durante a procriação

Jubarte em pleno salto no ma de Salvador - Foto Projeto Baleia Jubarte

Embora comuns no litoral brasileiro nesta época do ano de São Paulo ao Rio Grande do Norte, é no mar da Bahia que as baleias jubarte se exibem mais à vontade à observação humana, com cantos, balé e acrobacias que atraem curiosos e documentaristas. A estimativa do Projeto Baleia Jubarte é que a população da espécie que vem para o Brasil, esse ano, passe dos 20 mil.

A maior concentração está entre o Espírito Santo e a Bahia, e 70% delas escolhem o arquipélago de Abrolhos, no sul baiano, que é o principal berçário das jubartes no Atlântico Sul. O pico das jubartes no Brasil é agosto e setembro, quando nascem os filhotes nas águas a 24 ou mais graus Célsius, bem mais agradáveis para quem está a 37º dentro da mãe do que a gélida Antártica.

“Elas são na maioria baianas e capixabas”, comenta o veterinário Milton Marcondes, coordenador de Pesquisas do Projeto Baleia Jubarte. Este ano, o registro da primeira jubarte da temporada foi em 30 de abril, em Ilhabela (SP) a primeira. Na Bahia, elas chegaram em junho, em Abrolhos, onde equipes do Projeto Baleia Jubarte já avistaram 120 baleias.

O número aponta que vai ser uma boa temporada, com muitas visitantes. Entre Praia do Forte, litoral norte da Bahia, e Salvador, já foram vistas 30 baleias. Em um só dia, pesquisadores do projeto avistaram 8 delas em Salvador, fora da Baía de Todos-os-Santos, trecho entre o Porto da Barra e Itapuã.

o Projeto Baleia Jubarte atua há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias jubarte e do ambiente marinho no Brasil. Este ano foram registrados sete encalhes: 2 em Santa Catarina, 2 em São Paulo e um na Bahia. A orientação é que a população acione o Projeto Baleia Jubarte, nestes casos, pelos telefones de emergência, que também recebem ligações a cobrar.

Caravelas: (73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)

Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)

Jubarte na praia do Forte – Foto Projeto Baleia Jubarte