A Net foi criada para fornecer TV a cabo às pessoas de classe média e alta da década de 90. Surgiu então uma idéia contrária: levar também a TV a cabo para as classes de poder aquisitivo mais baixo.
E foi assim que, no início da década de 90 (26 de março de 1997) surgiu a TV ROC (TV Rocinha), uma empresa de TV a cabo que leva os mesmos canais e a mesma qualidade que o asfalto recebe da NET à comunidade.
Com o tempo e vendo a TV ROC não só como uma empresa de TV por assinatura para a comunidade, mas também um veículo de comunicação para a própria comunidade, foi criado um canal de TV comunitário para informar sobre os acontecimentos da comunidade para a comunidade e, consequentemente, mostrar a Rocinha para fora da Rocinha.
O canal comunitário da TV Rocinha está presente em vários eventos, sejam dentro da comunidade sejam fora mas que tenham a ver com a Rocinha. A TV ROC tem um estúdio de TV que realiza programas independentes e telejornais. Além disto apresenta o Expresso Rocinha, resumo semanal das notícias que ocorreram na comunidade e o Conversa Fiada, um telejornal ao vivo e diário que apresenta as notícias do dia não só da Rocinha, mas de outras partes do Rio de Janeiro e do Brasil.
O estúdio da TV ROC já recebeu várias personalidades como políticos e artistas de renomes nacionais e internacionais.
As questões sociais sempre foram o objetivo dos respiosaveis e criadores da TV ROC desde o inicio. Alem de seu caráter comunitário que conta com o trabalho voluntário de estágiarios de dentro e de fora da comunidade, como os estudantes de faculdades particulares que atuam no canal e estudantes de projeto sociais moradores da comunidade que atuam como repórteres, câmeras, e editores, outras marcas da TV ROC, são suas ações e parcerias em prol da melhoria e da dignidade dos moradores da Rocinha.
Alguns dos exemplos: os casamentos comunitários, campanhas de incentivo de vacinação, doações de leite para as crianças do campinho (na própria comunidade); patrocínio do time de futebol infantil( o Rocinha Futebol Clube), doação de cestas básicas para portadores de necessidades especiais e para as obras sociais da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Entre as parcerias da TV ROC destaca-se: a Hard Soft que patrocina um curso de informática; as associações de moradores e ONG’s; o PAC Rocinha atuando na fiscalização e divulgação; a ANF(Agência de Notícias das Favelas), a AVON, entre outras organizações e empresas, em prol da comunidade da Rocinha.
FABY GIANNINI – Jornalista e moradora da Rocinha