Saber plantar para colher bons frutos. Pensando em transformar a teoria em prática, a Secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria com creches e colégios de comunidades carentes, criou, em 2006, o Projeto Hortas Cariocas. Dois anos depois, chegou à Tijuca, abrangendo os Morros da Formiga, do Salgueiro, da Chácara do Céu e do Borel. As crianças aprendem o passo a passo e os cuidados da plantação em hortas:

– A educação agroambiental é o nosso principal foco. É interessante também elas entenderem que os produtos são altamente saudáveis e importantíssimos para os bons hábitos alimentares – afirma Orlando Ribeiro, responsável pela horta da Formiga.

Mais de 20 alimentos (todos orgânicos) entre legumes e verduras podem ser encontrados, tendo vários destinos depois de colhidos:

– Metade é doada para as escolas e famílias em situação de risco nutricional. A outra parte nós vendemos a um preço popular – afirma Ribeiro.

Ele diz que todos podem comprar:

– Quem não é da comunidade deve vir aqui comprar. Vale a pena. Os produtos orgânicos estão muito caros. Mas, na nossa horta, o pé de alface sai a R$ 1.