Depois de quatro meses de comércio fechado e cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 73%, Salvador dará início nesta sexta-feira, 24, à reabertura dos shoppings, lojas de rua com mais de 200 metros quadrados e templos religiosos, que a depender do tamanho poderão receber acima de 50 pessoas.
Para os centros comercias serão necessárias medidas de segurança, a partir do horário de funcionamento que será de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h. O uso de máscaras será obrigatório e as pessoas deverão manter afastamento mínimo de 1,5 metro e a capacidade máxima de ocupação deve ser de 1 pessoa a cada 9 metros quadrados de área total do empreendimento e de 1 pessoa a cada 5 metros quadrados da área de cada loja.
As vagas do estacionamento deve ficar em 50% da capacidade total, além da implantação de uma estrutura de atendimento de saúde para realização de testes e oferta de orientações sobre as condutas a serem adotadas por trabalhadores e lojistas que apresentarem sintomas compatíveis com coronavírus, diariamente os trabalhadores responderão a um questionário epidemiológico e terão sua temperatura aferida ao chegarem ao local de trabalho. Cada estrutura de atendimento de saúde implantada pelos shoppings será acompanhada e fiscalizada pela Vigilância Epidemiológica.
Já os comércios de rua acima de 200 m², o horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 10h às 16h, com capacidade máxima de ocupação de 1 pessoa a cada 9 m² de área total do estabelecimento, o estacionamento deve ficar restrito a 50% do total no caso de 10 ou mais vagas disponíveis, permitido acesso de apenas uma pessoa, salvo quando se tratar de idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de medicamentos imunossupressores, higienização de cadeiras, mesas, balcões e móveis antes e depois do atendimento de cada cliente, os sanitários deverão dispor de pias, preferencialmente sem acionamento manual, com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal; não podendo estar disponível ao uso secadores de mão automáticos e fica proibida a realização de eventos promocionais presenciais que possam gerar aglomeração.
Para a realização de eventos em sistema drive in será necessário a autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Para o início dessa primeira fase era necessário manter a taxa de ocupação abaixo de 75%, se a taxa voltar a subir e passar dos 80% os shoppings e lojas serão fechados novamente.
O transporte público também entra em outra etapa de operação dentro dessa fase 1, a população terá 70% dos ônibus circulando em diferentes horários para evitar aglomeração de pessoas na ruas e dentro dos coletivos. Assim, no Pico 1, os ônibus estarão em maior quantidade entre ás 5h e 8h, no Pico 2, será das 8h ás 12h, e no Pico 3, das 15h ás 21h. A circulação do transporte dos bairros para o Centro, terá a última viagem às 22h, enquanto do Centro para os bairros às 23h. Nas estações de transbordo, continua valendo a programação atual (das 4h à meia-noite). Atualmente a cidade conta com 60% da frota, de acordo com a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob).
“A margem de segurança é até 80% de ocupação. Em muitos lugares houve um aumento após a reabertura, mas depois se estabilizou. Esperamos que esse crescimento não eleve a taxa acima do teto estabelecido para o funcionamento dos estabelecimentos. Se cada um não fizer sua parte, todo esse esforço para conter o vírus pode ser jogado fora. Fizemos tudo que está ao nosso alcance, mas cada um tem que se precaver. A população pode ajudar na fiscalização, é possível realizar denúncias em caso de descumprimento das normas de combate ao vírus”, ACM Neto, prefeito de Salvador.
Agentes municipais estarão nas ruas do centro, nos shoppings e nos bairros fiscalizando se as medidas de segurança estão sendo adotadas, tanto por parte dos donos de estabelecimentos comerciais como também pela população em geral. Se nos próximos 14 dias a taxa de ocupação cair para um número menor ou igual a 60%, será iniciada a segunda fase.