Começa a funcionar hoje, 24, uma unidade de acolhimento transitório exclusivo para mulheres em situação de rua e com dependência química, no Bairro de Ipitanga, divisa entre Lauro de Freitas e Salvador, e vai contar com a parceria da Secretaria de Promoção Social e Combate á Pobreza e instituições sociais. As mulheres terão atendimento médico, refeições diárias e vão participar de atividades de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.
Além da estrutura física, será oferecido acolhimento com assistente social, psicóloga, técnicos de enfermagem e profissionais de educação física, além do apoio administrativo.
Equipes farão levantamento junto aos Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), para identificar as mulheres que desejem ficar no alojamento, haverá abordagens também nas ruas, já que muitas mulheres não têm cadastros nos serviços públicos. Nos locais de acolhimento também serão oferecidas palestras com dicas de saúde, rodas de conversa referente ao tratamento químico, dinâmicas, atividades físicas e atendimento individual psicossocial.
Já funcionam outras unidades em parceria com a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (Adra) e Associação Sentimento Novo e o Instituto Social Manassés. Outras unidades serão inauguras nos próximos meses em diversos pontos da cidade com uma estimativa de atendimento para cerca de 35 mulheres simultaneamente em cada local.